Marca própria é qualquer produto distribuÃdo exclusivamente pela organização que detém a marca. Esta pode levar o nome da empresa ou utilizar um outro, que não esteja associado à marca da organização. Marcas próprias do varejo é um fenômeno mundial e a sua ocorrência é crescente em quase todos os mercados, inclusive o brasileiro.
As marcas próprias estão cada vez mais presentes nas organizações varejistas. Em pesquisa realizada(ACNielsen -2003), onde entrevistaram mais de 400 organizações envolvidas com o processo de varejo e cerca de 40% deste total já possui marcas próprias em seu negócio.
Estudos mostram que o percentual de conhecimento das marcas próprias junto aos consumidores cresce 10 ponto percentuais de 2004 para 2005, sendo que 91% das que compram, as recomendam. Apesar do preço ainda ser um fator determinante na decisão de compra de marcas próprias, outros fatores também ganham importância: como a qualidade, variedade e credibilidade das cadeias.
De certa forma a marca própria é um mecanismo de fidelização, uma estratégia da empresa para atrair e manter o consumidor, que tem de voltar àquele varejo para adquirir um determinado produto. Nesse sentido, a qualidade do produto passa a ser um fator preponderante.